Não adianta torcer o nariz e dizer que não sente sede. Cerca de 60% do nosso organismo é formado por água, sendo que uma boa parte (algo em torno de 2,5 litros) é eliminada por meio de suor, urina, respiração e fezes. Obviamente, isso precisa ser reposto, já que o corpo hidratado previne uma série de problemas. Ou seja, é extremamente importante manter o hábito de tomar água.

Com a onda de calor que está afetando o Brasil, tomar água se tonar algo ainda mais necessário. O aumento da temperatura é um alto risco para diversos grupos, principalmente as pessoas idosas. Além da insolação e desidratação, o calor pode provocar uma exaustação extrema. Ainda podem surgir sintomas como pele quente, avermelhada, seca, dores de cabeça, náuseas, vômitos, desmaios, confusão e, se a situação agravar, insuficiência renal.

De acordo com Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, a desidratação ocorre quando o corpo usa ou perde mais fluido do que se ingere, ficando sem o suficiente para realizar suas funções normais. A matemática é simples: se a pessoa não repõe os líquidos perdidos, ficará desidratada.

Qualquer um pode ficar desidratado, mas a condição é especialmente perigosa para crianças pequenas e idosos. "Entre os mais velhos, eles naturalmente têm um volume menor de água em seus corpos e podem ter condições ou tomar medicamentos que aumentem o risco de desidratação", pontua o especialista. Isso significa que mesmo pequenas doenças, como infecções que afetam os pulmões ou a bexiga, podem resultar em desidratação.

José Marcelo Natividade, endocrinologista e metabologista, acrescenta que a hidratação inadequada em pessoas mais velhas também pode gerar diversos riscos. Como por exemplo, um maior risco de quedas, infecções no trato urinário, doenças dentais, distúrbios broncopulmonares, pedras nos rins, câncer, constipação e perda da função cognitiva. "Outro problema causado pela desidratação é a demência senil, porém, com tratamento adequado, é reversível", observa.

Tomar água: quantidade recomendada para os 60+

Desidratação leve e moderada pode ser revertida, ingerindo-se mais líquidos. Já o estágio mais grave exige tratamento médico imediato. Um detalhe: a sede nem sempre é indicador precoce confiável da necessidade de água do corpo. "Muitas pessoas, particularmente idosos, não sentem sede até já estarem desidratadas", salienta Zilli.

Os sinais e sintomas da desidratação também podem ser diferentes conforme a idade. Entre os adultos, geralmente são observados:

  • Sede extrema
  • Micção com menor frequência 
  • Urina de cor escura
  • Fadiga
  • Tontura
  • Confusão

Como lembra Natividade, acima dos 60 anos, os cuidados em relação à hidratação devem ser redobrados. Isso pois o volume de água no organismo é menor do que em um adulto jovem. "Além disso, o mecanismo que avisa que é hora de beber líquidos não funciona tão bem nessa fase da vida", alerta.

Segundo ele, a quantidade de líquido necessária dos 60+ em diante é diferente entre os sexos. Enquanto os homens precisam de 3,7 litros por dia, as mulheres devem tomar, no mínimo, 2,7 litros/dia.

Um senhora tomando água, sentada em um banco de praça. Imagem para ilustrar a matéria sobre a importância de tomar água. Crédito: Zuev Ali/Shutterstock

Como criar o hábito de tomar água

O endocrinologista e metabologista José Marcelo Natividade ensina algumas maneiras de aumentar o consumo de líquido para quem não tem o hábito de tomar água o dia todo:

  1. Águas aromatizadas ou temperadas podem ser mais atrativas. Basta colocar rodelas de limão ou folhas de hortelã, pedaços de abacaxi, gengibre, canela em pau, maçã verde e laranja para deixar o líquido saborizado.
  2. Sempre que sair, leve uma garrafinha com água fresca. Quando o líquido acabar, aproveite para encher a garrafa novamente, em algum bebedouro ou filtro que encontrar pelo caminho.
  3. As frutas possuem entre 80% e 90% de água em sua composição e também são excelentes escolhas para uma boa hidratação.
  4. Verduras e legumes, após o cozimento, fornecem cerca de metade da água que precisamos ingerir.
  5. Outra opção eficiente é tomar um copo de água antes de todas as refeições: café da manhã, lanches (manhã e tarde), almoço e jantar. Essa estratégia ajuda quem ainda não criou o hábito e garante, pelo menos, cinco copos de água por dia.
  6. Para os fãs de refrigerante, há uma alternativa mais saudável: misturar água com gás à fruta preferida (sem açúcar, tá?).
  7. A água de coco também é uma poderosa fonte de hidratação. Não bastasse ser saborosa, contém propriedades antienvelhecimento, combate o estresse, mantém a pressão sob controle e ajuda na prevenção do câncer.
  8. Leite também é uma boa fonte de líquido para o organismo. 
  9. No inverno, uma ótima opção é tomar diferentes sabores de chás – de preferência sem adoçar ou com uma quantidade mínima de açúcar.

Conheça o Programa de Benefícios ViverMais

Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, associados ao Programa ViverMais contam com o benefício de descontos em medicamentos, uma parceria exclusiva com a Drogasil e a Droga Raia, a maior rede de farmácias do Brasil.

Torne-se um associado do Programa ViverMais e tenha acesso a esse e outros diversos benefícios.

Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Conheça 5 hábitos matinais que podem tornar o seu dia melhor

Alimentação depois dos 50 anos exige reforço de nutrientes

Hidratação: pesquisa mostra que ela pode frear o envelhecimento

Compartilhe com seus amigos