De acordo com o Ministério da Saúde, 243.721 possíveis casos de dengue foram registrados apenas em 2024. O número é quase quatro vezes maior do que o observado no mesmo período do ano passado (65.336). Com o pico da doença, a vacina da dengue se torna cada vez mais necessária, porém ela não é indicada para pessoas idosas.

Considerando essa situação, o Ministério da Saúde decidiu incorporar o imunizante QDenga, desenvolvido pela farmacêutica Takeda, no rol de vacinas disponíveis na rede pública. Entretanto, devido à disponibilidade restrita de doses, o programa de vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terá início em fevereiro. Além disso, a vacinação irá priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 521 municípios.

Os estudos mostram que a QDenga possui uma eficácia de 80,2% na prevenção da doença. Por isso, a Anvisa aprovou o uso do imunizante em março de 2023. Desde julho, a vacina da dengue está disponível em farmácias e clínicas particulares. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os consumidores são elegíveis para a vacinação.

A bula do imunizante indica que não é recomendado para pessoas com mais de 60 anos. Caso um indivíduo nessa faixa etária deseje se vacinar, é necessário que apresente um pedido médico.

Por que a vacina não dengue não é indicada para pessoas idosas?

A infectologista Rosana Richtmann, em entrevista ao Estadão, apontou que essa é uma questão regulatória, e não de segurança. A especialista, que é consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), conta que a vacina da dengue não foi testada para essa faixa etária. Por esse motivo, não existem dados que provem a efetividade da medicação para esse grupo.

Neste caso, a questão não está relacionada aos efeitos colaterais, mas sim à ausência de testes específicos. No entanto, considerando que a Qdenga demonstrou ser segura para a população até os 60 anos, é provável que sua liberação para os idosos ocorra em breve.

Já a restrição para crianças menores de 4 anos tem uma razão diferente. Embora esse grupo etário tenha participado dos estudos, a vacina não apresentou eficácia de proteção significativa. Portanto, ao contrário do que ocorreu com os idosos, especialistas não acreditam que as crianças menores de 4 anos serão incluídas na bula da vacina.

Um homem idoso tomando uma vacina. Imagem para ilustrar a matéria sobre vacina da dengue. Crédito: Marina Demidiuk/Shutterstock

A vacina da dengue da Butantan é indicada para idosos?

A eficácia da vacina da dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan foi confirmada em um artigo publicado na revista científica New England Journal of Medicine (NEJM). O estudo revelou uma eficácia geral do imunizante de 79,6%. Espera-se que ainda neste ano, o Instituto solicite o registro do produto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Porém, segundo a instituição, assim como a Qdenga, a vacina brasileira não foi testada em pessoas acima de 60 anos. Portanto, não é recomendada para essa faixa etária.

“O imunizante é feito com vírus atenuado, ou seja, enfraquecido. Historicamente, há um receio em aplicar esse tipo de vírus em pessoas com sistema imune enfraquecido e, ocasionalmente, menos eficiente. A vacina não necessariamente fará mal, mas esse cenário dificulta a análise da eficácia do produto. [...] Neste ano, com os dados já publicados, os cientistas devem começar o recrutamento da população mais velha para os ensaios clínicos, obtendo, assim, informações que vão auxiliar na indicação da vacina para a população”, apontou o Butantan, em nota.

Se a vacina da dengue ainda não é indicada, como proteger as pessoas idosas da doença?

A prevenção é indicada para todos. Por esse motivo, as recomendações para pessoas com mais de 60 anos são idênticas às do restante da população. Confira as dicas abaixo:

  • Evite o acúmulo de água parada dentro de casa. Cerca de 75% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, são encontrados nesse ambiente, conforme dados do Ministério da Saúde.

  • Aplique repelentes, especialmente pela manhã e no final da tarde, horas de maior atividade do Aedes aegypti.

  • Vista roupas de manga longa para evitar o contato direto com o vetor. Se possível, em tons mais claros, que possuem propriedades repelentes.

A hidratação é um dos fatores mais importantes em casos de contaminação. O que se torna ainda mais fundamental para pessoas idosas, já que esse grupo tem um maior risco de desidratação.


Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.

Leia também:

Sinais de que pessoas idosas precisam de ajuda: veja 5 indicadores

Carteira do Idoso: o que é, como funciona e como ter a sua

Envelhecer bem e com qualidade: 8 sinais de que você está fazendo da forma correta

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: