Quem quiser se formalizar como MEI ou já é um dos mais de 13 milhões de brasileiros que possuem um CNPJ precisa conhecer as novas regras de segurança do MEI definidas pelo governo.

Agora o microempreendedor deve se enquadrar em uma categoria prata ou ouro dentro de uma conta gov.br para que possa garantir que a empresa está regulamentada e confirmar sua identidade. Apenas com esse tipo de conta será possível realizar alguns serviços. Entre eles, formalização, alteração cadastral e baixa da empresa. 

A formalização do MEI é importante para ter acesso a crédito diferenciado e garantias previdenciárias, entre outros pontos.

A medida que estabelece novas regras de segurança do MEI foi criada pelo governo para ampliar a segurança do microempreendedor individual. A intenção é fazer com que o MEI passe a assumir o controle sobre seus dados e CNPJ no lugar de ter que buscar o auxílio de terceiros.

regras de segurança do MEI requerem categoria ouro ou prata

Crédito: Naypong Studio/Shutterstock

Entenda os níveis ouro e prata das regras de segurança do MEI

Dentro das novas regras de segurança do MEI existe a obrigatoriedade de usar uma conta gov.br. E neste caso ela está disponível nos níveis ouro, prata e bronze de segurança. O microempreendedor precisa se enquadrar em uma categoria prata ou ouro. O que isso significa?

A categoria ouro permite o acesso a qualquer serviço, sem restrições. Ela é validada através de biometria facial da Justiça Eleitoral ou certificado digital. 

Já a prata permite o acesso à boa parte dos serviços e é validada através de biometria digital da carteira nacional de habilitação (CNH), dados bancários ou cadastro Sigepe (para servidores públicos). 

E a categoria bronze só permite o acesso a serviços menos sensíveis. A validação é feita através de informações do CPF ou do INSS. 

Quem ainda não está em uma das categorias exigidas podel aumentar o nível de segurança da conta gov.br realizando as validações relacionadas.

 

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro


Leia também:

Prazo para a declaração anual MEI 2022 é adiado para junho 

Pronampe se torna permanente e tem novas regras 

Aposentado pode ser autônomo, MEI ou ME? 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: