Prezados amigos e amigas do Instituto de Longevidade MAG,

O fim do verão nos traz a abril, um mês especial para mim. É o mês em que completo anos. Me considero um privilegiado por ter uma vida tão longeva e por estar, na minha idade, em pleno gozo de minhas faculdades mentais. O corpo é certo que não responde da mesma forma como quando jovem. Mas a cabeça, que governa nossas decisões, segue operando com autonomia e lucidez. Meu desejo de aniversário é que cada vez mais brasileiros possam desfrutar de uma experiência como a minha.

Para que este desejo se concretize, muito precisa acontecer. Os indivíduos devem tomar boas decisões ao longo da vida, no campo das finanças, de suas carreiras e dos cuidados pessoais. Tanto o ambiente social quanto o físico devem permitir uma participação plena independentemente de qualquer limitação que o indivíduo tenha. De forma resumida, precisamos que a sociedade como um todo esteja alinhada em torno de uma visão positiva para a longevidade.

A fábula conta do beija-flor que, diante do fogo em que ardia a floresta, transportava em seu bico gotas de água, as quais vertia sobre as chamas. Ao ver o movimento do pequeno animal, outros maiores que tratavam de fugir, o interpelavam: “Beija-flor, você nunca vai conseguir apagar o fogo desta forma! Fuja também!”. Ao que o beija-flor respondeu: “Talvez eu não apague, mas estou fazendo a minha parte.” Diante de tantas mudanças que citei como necessárias para que meu desejo de aniversário se realize, faço minha parte como o beija-flor. Por meio do Instituto de Longevidade MAG, dou minha contribuição para o avanço de uma longevidade digna para os brasileiros.

Vocês conhecem as ações da organização. Fazemos projetos como o IDL, que avalia os municípios brasileiros em sua preparação para promover a longevidade digna, justamente. Produzimos uma ampla variedade de conteúdos, particularmente sobre longevidade financeira, a fim de que não falte informação de qualidade ao público. E oferecemos benefícios aos nossos associados, para que estejam amparados e ativos até o fim.

E, como eu, o Instituto de Longevidade MAG completa anos em abril. São 9 anos em ação, e mesmo com tudo que listei acima, não nos damos por satisfeitos. Sempre queremos trazer algo a mais no esforço coletivo em prol da longevidade. Por isso, a partir de abril, estará disponível em nosso canal do Youtube a websérie Digital Sem Medo. Cinco assuntos serão abordados nestes conteúdos audiovisuais, todos eles buscando enfrentar o desafio do baixo letramento digital das pessoas mais velhas, listados a seguir:

  • Inteligência Artificial sem complicações

  • Desviando de perigos na internet

  • Compras online com segurança: um guia prático

  • Como aproveitar as redes sociais sem risco

  • Fake News: como não cair em armadilhas

Não há nenhuma presunção de incapacidade de aprender ou de desinteresse deste público sobre os meios digitais. Pelo contrário. É justamente por entender que é desejável e inevitável ter familiaridade com estes meios, de um lado, e que há uma grande capacidade demandando instrução de qualidade do outro, que vamos ofertar ao público estes conteúdos. O diferencial está na cadência, na linguagem, em cuidados de edição, para tornar o material mais alinhado com os 50+.

Sejam parte da transformação conosco!

Cordialmente,
Nilton Molina

Leia também:

Programa de Benefícios ViverMais: saiba como fazer parte

Gastar menos do que ganham: apenas após os 50, famílias de baixa renda conseguem esse equilíbrio

Saúde cognitiva na velhice: entenda como o cérebro se transforma com o tempo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: