O Censo demográfico 2022 traz 48.535 vagas em um novo concurso do IBGE para contratação de recenseadores. A previsão é que o contrato dure até três meses, podendo haver prorrogação do prazo.
Para se inscrever é preciso ter ensino fundamental completo, sendo que a seleção será feita pela análise do currículo. Será preciso comprovar a titulação preenchida em formulário.
As vagas para o concurso do IBGE relacionadas a recenseadores são para todas as unidades da Federação, sendo que São Paulo é o estado com mais vagas (18.589 em 635 municípios). Depois vem o Rio Grande do Sul, com 5.185 vagas; e Minas Gerais, com 4.633 vagas.
Crédito: Lisa F. Young/Shutterstock
Concurso do IBGE: o que um recenseador faz?
O concurso do IBGE para o Censo 2022 é para a função de recenseador. Um recenseador tem como tarefa entrevistar moradores das áreas onde atua durante a coleta de dados. A remuneração varia de acordo com a produção. Normalmente, o período de trabalho é de menos 25 horas semanais.
De acordo com Bruno Malheiros, coordenador de recursos humanos do IBGE, o concurso tem como foco a contratação para vagas que não foram preenchidas em processo seletivo simplificado anterior. Desta vez haverá análise de currículo no lugar de prova e não há taxa de inscrição.
Que tal melhorar o currículo com um dos nossos cursos de qualificação online? Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso a esse e outros benefícios.
Leia também:
Carreira profissional após os 50 anos: mantenha o seu currículo atualizado
Microempreendedores individuais são cerca de 70% das empresas
5 dicas para não cair em golpes de vagas de emprego falsas