O Contrata+Brasil foi criado para conectar microempreendedores individuais (MEIs) a oportunidades de contratação pública. A plataforma digital do Governo Federal tem o  objetivo de simplificar processos e ampliar o acesso a serviços. A ferramenta já registra 187 instituições públicas cadastradas e mais de 1,2 mil MEIs aptos a oferecer propostas.

Desenvolvido para facilitar a participação de MEIs em licitações públicas, o Contrata+Brasil foca em serviços de pequeno porte. Na plataforma é possível encontrar demandas como manutenção, reformas e reparos. Com um limite de até R$ 2.545,11 por contrato, a iniciativa busca movimentar cerca de R$ 6 bilhões anuais, gerando emprego e renda para microempreendedores em todo o país.

Atualmente, o Brasil possui 16 milhões de MEIs ativos, mas apenas 70 mil estão cadastrados como fornecedores do Governo Federal. O Contrata+Brasil surge para mudar esse cenário, reduzindo burocracias e oferecendo uma interface intuitiva e ágil.

O aplicativo do MEI em um celular. Imagem para ilustrar a matéria sobre o Contrata+Brasil. Crédito: Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock

Como funciona o Contrata+Brasil?

Para participar, os MEIs precisam se cadastrar na plataforma utilizando o sistema de login gov.br. Uma vez registrados, podem enviar propostas para as oportunidades publicadas por prefeituras, estados e órgãos federais. O sistema também envia notificações automáticas via WhatsApp, mantendo os profissionais atualizados sobre novas demandas.

Entre os serviços mais solicitados estão pintura, manutenção predial, reparos hidráulicos e elétricos. Também é possível contrar trabalhos de instalação de sistemas de ar condicionado. A plataforma já registrou 17 contratações em seu primeiro mês de operação. Ao todo foram 240 propostas enviadas para quase 60 oportunidades de negócios.

O Contrata+Brasil já conta com a adesão de 187 agentes públicos, incluindo prefeituras, câmaras municipais e outras entidades de 132 municípios. A iniciativa é inspirada no programa Go-MEI, que já operava em Recife, e faz parte de uma estratégia maior do Governo Federal para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a plataforma visa aumentar a transparência e a eficiência no uso de recursos públicos, além de impulsionar a economia local. "A ideia é conectar compradores públicos e fornecedores de forma simples e rápida, gerando mais oportunidades para os MEIs", explica um representante do MGI.

Benefícios para os MEIs

Além de ampliar o acesso a contratos públicos, o Contrata+Brasil oferece aos MEIs a chance de crescerem profissionalmente. Um dos objetivos do projeto é contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades. A plataforma é gratuita e permite que os microempreendedores acompanhem todo o processo de contratação de forma digital e transparente.

Com a expectativa de expandir ainda mais suas operações, o Contrata+Brasil promete ser uma ferramenta essencial para fortalecer o empreendedorismo no Brasil. Gerando, dessa forma, impacto positivo na vida de milhões de profissionais.


Quer ter acesso a uma série de benefícios para viver com mais qualidade de vida? Torne-se um associado do Instituto de Longevidade MAG e tenha acesso a Tele Saúde, descontos em medicamentos, mais de 200 cursos com certificado, seguro de vida e assistência residencial e outros benefícios.

Fale com nossos consultores e saiba mais!

Leia também:

Aposentadoria MEI: microempreendedor individual pode se aposentar pelo INSS?

Confira 7 vantagens de ser MEI que você precisa conhecer agora

Conheça os motivos que podem levar à suspensão ou cancelamento do MEI

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: