O Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, publicou, nesta segunda-feira (24), instrução normativa que prorroga a suspensão da obrigatoriedade da prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS. A medida já estava em vigor e foi prorrogada por mais um mês, sendo válida, agora, até 30 de junho.

Também estão suspensas as visitas técnicas para realização do procedimento. A medida tem como motivo o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O Ministério da Economia alerta que o aposentado, pensionista ou anistiado político cujo pagamento do benefício já estava suspenso na data de publicação da instrução normativa ainda precisa fazer a prova de vida.

Conforme a instrução normativa, as Unidades de Gestão de Pessoas do INSS vão poder solicitar restabelecimento excepcional dos pagamentos suspensos. O pedido deverá ser feito por meio do módulo de requerimento do Sigepe, tipo de documento “restabelecimento de pagamento – Covid-19”.

Íntegra do ato normativo que prorrogou suspensão da obrigatoriedade da prova de vida do INSS | Reprodução/Ministério da Economia

Íntegra do ato normativo que prorrogou suspensão da obrigatoriedade da prova de vida do INSS | Reprodução/Ministério da Economia

Obrigatoriedade da prova de vida já tinha sido suspensa antes

A obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa no início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020. O intuito era evitar aglomerações em agências. A prorrogação da suspensão iria até 31 de outubro. Porém, o INSS alterou a data para o dia 30 de novembro. Depois, a previsão era de que a prova de vida voltaria a ser exigida no início de 2021.

Em fevereiro, a Previdência anunciou a retomada da obrigatoriedade da prova de vida. Na ocasião também foi anunciado um calendário para realizar o procedimento. Porém, a determinação foi revogada em março em razão do cenário da pandemia da Covid-19.

Quem precisa realizar prova de vida?

A prova de vida é um procedimento obrigatório para aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Todos os anos, os segurados precisam comprovar que estão vivos. O objetivo da medida é evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

O segurado – ou algum representante legal – deve comparecer à instituição pagadora com documento de identificação. Alguns bancos já se utilizam da biometria para comprovação de vida dos beneficiários.

Prova de vida digital

Beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade poderão realizar a prova de vida através do aplicativo ou do site Meu INSS. Para o segundo caso, é necessário que o beneficiário apresente atestado ou declaração médica, que deverá ser anexado no sistema.

O Banco do Brasil também passou a disponibilizar a prova de vida digital para clientes da instituição financeira que recebem benefícios do INSS por meio de crédito em conta.


Use sua aposentadoria com sabedoria! Baixe agora nossa planilha de planejamento financeiro para organizar suas finanças. É gratuita!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Revisão da vida toda: saiba como funciona o processo que pode aumentar sua aposentadoria

Independência financeira: como conquistar a sua para não depender dos filhos na aposentadoria

Salário mínimo atualizado: valor oficial de 2024 foi anunciado

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: