O PIX é uma forma de transferência que já entrou no gosto popular. De acordo com o Banco Central, apenas em janeiro de 2022, 1,3 bilhão de transições foram feitas. Com recordes diários de uso, a operação chama atenção de criminosos. E, com isso, já surgiu um novo golpe do PIX.

Os golpes, geralmente, possuem formatos similares. Eles podem ser feitos por Whatsapp, e-mail, mensagens de texto ou até telefonemas. No novo golpe do PIX, os criminosos usam informações sobre pendências no CPF das vítimas, informando que há irregularidades no documento.

Como funciona o novo golpe do PIX

De acordo com a Receita Federal, no novo golpe do PIX, os criminosos enviam um aviso por SMS, WhatsApp e e-mails. Na mensagem, as vítimas recebem uma falsa taxa para a regularização do CPF.

As principais mensagens envolvem os seguintes temas:

  • Regularize seu CPF;
  • Regularize seu IRPF (contendo a bandeira do Brasil ao lado);
  • Atualize o seu CPF;
  • Quite sua dívida de Imposto de Renda.

De uma forma geral, as pessoas nem precisa de regularização. Os golpistas se identificam como “Receita” e utilizam o termo IRPF, assim como as cores do órgão e da bandeira nacional. Isso mostra a sofisticação do novo golpe do PIX, fazendo com que as vítimas tendam a acreditar na veracidade das informações.
Um celular com sobre uma mesa. Nele, a imagem, com a logo do PIX. Ao redor do celular, dinheiro e moedas de R$ 1. Imagem para ilustrar a matéria sobre o novo golpe do PIX. Crédito: Divina Epiphania/shutterstock

Como verificar irregularidades no CPF

Uma forma de evitar cair no golpe é fazer a verificação do CPF. Para isso, basta:

  1. Entrar no site da Receita Federal

  2. Preencher seu CPF e Data de Nascimento;

  3. Clicar em Consultar e fazer a verificação “Captcha”;

Após esses passos, uma mensagem indicando a situação do seu CPF aparecerá. Caso haja alguma pendência continue no site da Receita e clique em “Meu CPF”. Logo depois, siga as opções dadas diretamente no portal.

É sempre importante fazer a verificação dos dados de mensagens sobre pagamento. Mesmo que pareçam verídicas, consultar as informações dadas é uma maneira de evitar cair em golpes. Além disso, sempre suspeite de pedidos de transferência de dinheiro para órgãos públicos.

Caso tenha dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição para esclarecer a cobrança via PIX.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Prova de vida do INSS mudou: fique atento para não cair em golpes

Golpes financeiros: confira os mais comuns e saiba se prevenir

Apps para ganhar dinheiro: realidade ou golpe?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: