Apesar de o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - indicador oficial da inflação no país - apontar uma alta de 0,41% neste último mês de novembro e o dólar ainda registrar uma taxa em torno de 5,24, a expectativa é de que as perspectivas de investimentos no Brasil melhorem segundo projeções de especialistas para o primeiro semestre de 2023.

Isso porque as margens previstas para estabilização da economia, tais como a retomada do comércio e o aumento na quantidade de pessoas empregadas formalmente mostram uma tendência positiva. Esse movimento proporciona um cenário mais promissor e uma margem positiva no que tange a possibilidade de novas escolhas de portfólio, tais quais as small caps, que podem ser a melhor opção visando um crescimento mais agressivo para 2023.

De modo geral, as empresas de pequena capitalização, ou small caps, possuem um valor exponencialmente abaixo se comparado aos blue chips, empresas de alto investimento no mercado. Geralmente esse número varia entre 300 milhões até 2 bilhões de reais, com um volume de transações diárias de até no máximo 50 milhões de reais por dia e um faturamento com pico em 5 bilhões de reais.

Algumas dessas small caps também se caracterizam por operarem há anos no mercado, enquanto outras concluíram recentemente suas ofertas públicas iniciais (IPOs). Os investidores interessados em ações de pequena capitalização se sairão melhor concentrando-se em empresas que possam gerar crescimento exponencial. Essas empresas são caracterizadas por alto crescimento de receita, relativa juventude e concorrência em setores com mercados endereçáveis e com alta margem para expansão, como comércio eletrônico e computação em nuvem.

Miniatura de homens carregando moedas. Imagem para ilustrar a matéria sobre small caps. Crédito: Antony Keetthawee/shutterstock

Além disso, um importante aspecto é que essas ações, em sua grande maioria, detêm grande potencial de retorno devido às altas taxas de crescimento, o que as torna investimentos mais atraentes. Inclusive, embora suas ações possam sofrer mais volatilidade, a pouco liquidez faz com que os negócios possam ser mais vantajosos, principalmente do ponto de vista da quantidade do capital aplicado.

Outro ponto relevante é que muitos investidores optam por investir em empresas de pequena capitalização comprando fundos mútuos ou fundos negociados na bolsa de valores (ETFs) que acompanham os índices amplos de pequena capitalização, os setores específicos dentro deles ou mesmo suas características como crescimento versus valor, fazendo com que esses fundos variem de ações para dividendos de crescimento.

Aos investidores que busquem obter exposição a uma ampla gama de ações de pequena capitalização, optar também por fundos de índice (ETF) pode ser uma ótima decisão. Este fundo gerenciado passivamente apresenta uma margem de despesas interessante e detém ações de pequena capitalização, além de outras opções com empresas maiores que se originaram como small caps e desde então cresceram imensamente.

Para concluir, as small caps podem ser um ótimo investimento para diversificar e expandir ainda o portfólio para 2023. No entanto, assim como qualquer ação, é necessário que se demande um certo tempo em análises e estudos sobre o mercado e a bolsa de valores. Para iniciantes, procurem consultores ou gestores financeiros para entender melhor os riscos e lembrem-se, o primeiro passo para se investir, é se informar.


Quer saber como ter um maior controle de suas finanças? Então baixe o Guia da Longevidade Financeira!

Botão para baixar o Guia da Longevidade Financeira.

Leia também:

Entenda o Tesouro RendA +, título com foco em renda extra para aposentadoria

Reserva de emergência contra imprevistos: saiba como criar e proteger a sua

Entenda como funciona o Tesouro Direto antes de investir

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: