Em fevereiro deste ano, o Governo Federal anunciou que a prova de vida presencial não é mais obrigatória para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, com a exceção de alguns casos. Agora, a comprovação de que a pessoa está viva deverá ser feita pelo próprio Governo por meio de consulta a bases de dedos públicas e privadas.

Por causa da crise gerada pela Covid-19, a prova de vida passou por diversas mudanças nos últimos anos, ficando até mesmo suspensa por um período determinado. Agora, o Governo Federal criou novas regras para garantir a segurança do aposentado ou pensionista do INSS e evitar golpes e fraudes no pagamento dos benefícios.

No entanto, mesmo com essas mudanças, é preciso continuar atento aos seus dados para que seus benefícios não sejam cancelados. Pensando nisso, preparamos este texto com todas as informações essenciais para que você saiba como fazer a prova de vida do INSS.

Confira:

Tudo que você precisa saber sobre a prova de vida do INSS

O que é prova de vida

A prova de vida é uma comprovação de que o aposentado, pensionista ou beneficiário do INSS continua vivo e está apto a receber o pagamento de seus benefícios. Se você recebe algum benefício do INSS, precisa comprovar no mês do seu aniversário de que está vivo. Caso contrário, o benefício poderá ser cancelado.

Como fazer a prova de vida do INSS

Embora não seja mais obrigatória, a prova de vida ainda pode ser feita na própria agência bancária caso o beneficiário prefira assim, ou em última instância para comprovar que está vivo. Além de presencialmente, ela também pode ser feita por meio do celular, de biometria facial ou até mesmo na casa do beneficiário.

A prova de vida pode ser feita tanto pelo titular, quanto por um representante legal, como procurador, tutor, curador ou administrador provisório.

Veja como fazer a prova de vida do INSS presencialmente

Para realizar o procedimento presencialmente, basta comparecer ao banco onde recebe o pagamento. Algumas instituições também oferecem o serviço no caixa eletrônico.

É preciso se informar sobre os horários de funcionamento para o procedimento, já que alguns bancos o fazem em horários diferenciados.

No entanto, é importante ressaltar: a prova de vida presencial não é obrigatória e não pode ser imposta pela instituição financeira.

Como fazer a prova de vida do INSS pelo celular

A prova de vida pelo celular pode ser feita por meio dos seguintes aplicativos:

  • Meu INSS, plataforma digital do INSS para atendimento remoto, disponível para Android e IOS;
  • Gov.br, plataforma onde todos os serviços digitais do Governo Federal estão centralizados, disponível para Android e IOS.

O download de qualquer um dos aplicativos pode ser feito gratuitamente. Você pode acessar qualquer um deles após criar uma conta no gov.br, e usar um Login Único para usar qualquer um dos serviços digitais do Governo Federal.

Prova de vida pelo gov.br

  • Faça download do aplicativo gov.br e faça seu login;
  • Após entrar no aplicativo, vá para "Serviços" na tela inicial e clique em "Prova de vida";
  • Na tela "Histórico de Prova de vida", selecione "Prova de vida pendente";
  • Na tela "Autorização", clique em "Autorizar";
  • Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
  • Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em "OK";
  • Na tela de "Autorização", o status da sua Prova de Vida mudará para "Autorizado";
  • Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.

Prova de vida pelo Meu INSS:

  • Faça o download do aplicativo Meu INSS e faça seu login;
  • Aparecerá uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”;
  • Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”;
  • Escolha “Permitir” quando o aplicativo pedir para usar a câmera de celular para tirar fotos ou fazer vídeos;
  • O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe;
  • Logo em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos;
  • Ao final, uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída.

Como fazer a prova de vida do INSS por biometria facial

Para usar a biometria facial, é preciso que ela tenha sido cadastrada nos bancos de dados do TSE e Detran. O próprio sistema do aplicativo Meu INSS informa ao usuário caso ele não possa realizar o protocolo pelo aplicativo.

Prova de vida domiciliar

Os beneficiários que possuem alguma dificuldade de locomoção, doença ou são maiores de 80 anos podem solicitar prova de vida domiciliar. A solicitação deve ser agendada pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Aqueles que fizerem o agendamento devem acompanhar o andamento do pedido pelos canais em que fizeram a solicitação e ficar atentos para a entrega, via Meu INSS, da documentação solicitada. A falta da documentação correta e completa pode inviabilizar o pedido e a prestação do serviço.

Prazo para fazer a prova de vida

O aposentado, pensionista ou beneficiário do INSS deve fazer sua prova de vida sempre no seu mês de aniversário. Ou seja, em qualquer um dos dias do mês. No entanto, quem é recém-aposentado ou pensionista no precisa passar pelo processo no mesmo ano em que sua aposentadoria ou pensão for concedido, apenas no ano seguinte.

A prova de vida tem validade de um ano.

Fazer a prova de vida pela internet é seguro?

A resposta é sim. Os aplicativos utilizados para a realização do processo, assim como a própria base de consulta, são do Governo Federal. 

Além disso, nenhum terceiro pode se passar pelo titular do benefício, mesmo que apresentem semelhanças físicas, pois a biometria facial e o uso de inteligência artificial conseguem identificar qualquer diferença, mesmo que seja mínima.

Para garantir sua segurança, veja como evitar golpes da prova de vida aqui.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: