O lançamento da série Round 6, na Netflix, já virou paixão nacional. A produção sul-coreana traz diversas reflexões sobre o quanto a sua vida vale e também mostra lições financeiras importantes.

Atenção spoiler!

A série apresenta um tipo de jogo com brincadeiras infantis, sombrias e com um toque mortal. Para participar da competição, pessoas endividadas são convidadas e, caso ganhem, a premiação é dinheiro. O que, na teoria, iria solucionar os problemas dos participantes.

O jogo conta com três regras:

  • O jogador não pode parar de jogar;
  • Quem se recusar a jogar será eliminado;
  • A maioria decide se quer encerrar os jogos.

Representando o jogo Round 6, temos o símbolo de uma bola, um triângulo e um quadrado.

Crédito: Aps712/shutterstock

O que podemos aprender com Round 6?

Toda a história do jogo começa por uma questão que está presente na vida de muitos brasileiros: dívidas. 

Por isso, as lições que podemos aprender com a série são relacionadas com planejamento financeiro.

via GIPHY

Empréstimo: entenda as suas necessidades

Quando o assunto é abrir um novo negócio, assim como a história do personagem principal, é preciso de um investimento inicial e, para isso, muitas pessoas recorrem ao empréstimo.

Existem diversos tipos de empréstimos, com finalidades diferentes e, antes de correr para o banco e aceitar qualquer tipo, é preciso conhecer e entender as suas necessidades. 

Por exemplo, vale mais a pena pegar um empréstimo consignado, que tem a menor taxa de juros, mas desconta diretamente da folha de pagamento, ou o empréstimo com garantia de imóvel? Em qual você terá um maior equilíbrio e organização financeiros?

No caso do protagonista, o seu novo negócio faliu e, sem nenhuma fonte fixa de renda ou planejamento financeiro, a sua dívida com o banco se tornou um grave problema para a sua família. Ele decidiu, então, "arrumar dinheiro" em fontes pouco confiáveis. O que nos leva para a segunda lição que a séria dá. 

Nunca recorra a métodos ilícitos

O desespero faz com que muitas pessoas endividadas recorram a métodos ilegais e criminosos. No Brasil, uma das formas mais famosas de se conseguir “dinheiro fácil” é o empréstimo com agiotas.

A agiotagem, porém, é uma prática criminosa e que tem sérias consequências. Além de não seguir nenhum padrão para a tabela de pagamento, o valor pode chegar a até 40% de juros ao mês, se tornando impagável para muitos.

Na própria série Round 6, o protagonista recebe ameaças de morte e precisa assinar um termo para doar seus órgãos caso não pague sua dívida.

via GIPHY

Não existe fórmula milagrosa para solucionar os seus problemas

Assim como os demais participantes do jogo, o protagonista acredita que ganhar a competição vai resolver todos os seus problemas financeiros. Porém, não existe fórmula mágica para solucionar as dívidas.

Um mau planejamento financeiro pode contribuir para um orçamento comprometido e contas difíceis de serem pagas. Mas, em casos de dívida, é possível negociar e buscar soluções que caibam no seu bolso.

Na série, o desespero dos participantes chega ao ponto de colocarem a própria vida em risco para conquistar dinheiro. Ou melhor, conseguir o dinheiro que vai resolver todos os seus problemas. Mas, a própria série mostra que essa não é a melhor solução.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Evite despesas indesejadas: 5 dicas financeiras para quem vai sair da casa dos pais

Mês do Idoso: para viver mais e melhor, sua longevidade também precisa ser financeira

BPC: saiba como funciona o Benefício de Prestação Continuada

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: