Da casa mais vigiada do Brasil direto para a cozinha da Ana Maria Braga, Gil do Vigor estreou nesta quinta-feira, 08, o quadro Tá Lascado. Famoso por seus bordões durante o Big Brother Brasil, Gil soltou a cachorrada no Mais Você e deu várias dicas sobre economia e gastos pessoais ao público.

Para aqueles que se encontram no vermelho e preocupados com as contas no fim do mês, o economista e ex-BBB mostrou que é possível se organizar financeiramente com algumas dicas bem práticas e fáceis. Ou seja, se você se sente lascado e com medo de não conseguir pagar tudo que precisa, agora é o momento de se regozijar. 

via GIPHY

Quer aprender com Gil do Vigor a cuidar da sua Longevidade Financeira? Então confira as principais dicas dadas pelo brother logo abaixo:

Não é o momento de sair comprando sem pensar

“O jovem quer comprar e estamos em um momento de crise no nosso país”, comentou Gil. No momento de incertezas em que estamos vivendo, principalmente em relação à economia, é mais importante juntar para comprar em vez de fazer dívidas. 

“Digamos que você compra no cartão e divide em três, quatro, cinco vezes. Você não sabe se daqui a dois ou três meses você estará em condição de pagar e de manter o compromisso”. Por isso, o ex-BBB recomendou segurar um pouco a ansiedade e ter calma. 

É importante saber analisar se o que você deseja comprar é de primeira necessidade para gastar bem e evitar se endividar no futuro. Consegue pagar à vista sem se comprometer? Melhor ainda.

“Não conte com o dinheiro que não é para sempre”

Recebe o auxílio emergencial? Tome cuidado, pois o auxílio é temporário e uma hora vai acabar. Se você monta o seu planejamento financeiro com base nessa renda, é importante ter em mente que ela é, realmente, uma ajuda, e que não pode ser considerada como renda fixa mensal. 

Nesse caso, de acordo com Gil, é importante colocar na ponta do lápis qualquer tipo de renda fixa, pois é assim que você vai ter certeza de que conseguirá pagar todas as contas na hora de montar seu planejamento mensal. 

Qualquer forma de renda extra é aquilo que o nome fala: extra. Pode entrar num mês, mas não existe nenhuma garantia sobre isso.

Ganhar mais para viver melhor

Em dúvida sobre aceitar um emprego novo ou não? Gil explicou: “Não é só o salário. Quais são os benefícios que vêm? Eu vou ter auxílio transporte? Eu vou ter plano de saúde para mim e para meus filhos? Quais são os outros benefícios que terei?”.

Para o ex-BBB, é muito importante colocar na balança todas essas questões que impactam no seu bem-estar e na Longevidade Financeira da sua família. Se você esmiuçar todas essas questões no seu planejamento orçamentário, você realmente estará ganhando mais?

Entrou um dinheirinho extra, posso sair gastando?

“A gente não sabe o dia de amanhã. Pega esse dinheiro, guarda, coloca na poupança, não mexe. Ou se quiser faça um investimento livre de risco, com um retorno tranquilo”, comentou Gil. Assim, quando você precisar, você não só vai ter esse dinheirinho extra, como o retorno do investimento. 

Poupando certo investindo melhor, você garante um futuro mais tranquilo, mesmo que sua renda mensal não seja tão alta.


E, se você está preocupado com o futuro, nada melhor do que se planejar para curtir uma aposentadoria tranquila e regozijada. Faça uma simulação e descubra agora mesmo quando você vai se aposentar.

Leia também:

Emocionada, atriz Maíra Charken lamenta não ter tido educação financeira

Controle de hábitos: baixe grátis checklist de boas práticas financeiras

5 lições da série Friends para sua longevidade financeira

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: