Alguns alimentos e estilos de vida estão associados à longevidade. Nesse sentido, adotar uma dieta rica em frutas, legumes, cereais integrais e sementes contribui para melhores resultados de saúde. No entanto, existem alimentos que devem ser evitados pois causam o efeito contrário.

Se o seu objetivo é ter uma vida mais longa,  o especialista em nutrição, David Wiener, indicou ao portal britânico Express cinco alimentos que devem ser evitados ou excluídos da dieta. Confira a lista abaixo!

Um homem jogando sal em sanduíches com batata frita. Imagem para ilustrar a matéria sobre alimentos que devem ser evitados. Crédito: Kristen Prahl/Shutterstock

5 alimentos que devem ser evitados

1. Álcool

Segundo Wiener, o consumo excessivo é prejudicial à saúde e deve ser. Por isso, o exagero deve sempre ser evitado. “Embora alguns possam considerar impossível eliminar completamente o álcool, beber com moderação ou diminuir o consumo pode ter um impacto significativo na sua saúde e longevidade”.

2. Sal

Qualquer alimento repleto de sal ou sódio certamente elevará a pressão arterial, alertou o especialista. “Ingerir muito sal faz com que seu corpo retenha água para eliminar o excesso de sal. Isso pode fazer com que sua pressão arterial aumente”, explicou.

“Além disso, a água extra sobrecarrega o coração e os vasos sanguíneos, o que pode levar a graves problemas de saúde à medida que envelhecemos”, completou.

3. Refeições prontas

Por mais prático que seja, refeições prontas também fazem parte da lista de alimentos que devem ser evitados. Principalmente se você está tentando estender sua vida. De acordo com o especialista, esses alimentos contêm uma grande quantidade de ingredientes artificiais que prolongam a vida útil do produto, mas podem ser nocivos ao organismo.

“A maioria das refeições prontas também é desprovida de vitaminas e minerais naturais. Além disso, esses são injetados nos alimentos, mas eles não são tão bons quanto as fontes originais e são muito mais difíceis de serem digeridos pelo corpo, o que pode resultar em inchaço e desconforto digestivo”, afirma.

4. Gordura saturada

Diminuir a gordura saturada e substituí-la por gordura insaturada pode auxiliar na longevidade. “Os alimentos ricos em gorduras insaturadas incluem óleos vegetais, azeite, óleo de girassol e óleo de nozes e sementes. As próprias nozes e sementes, bem como os abacates, são boas opções”, completa.

5. Margarina

Mesmo sendo uma alternativa popular à manteiga, o produto também faz parte da lista de alimentos que devem ser evitados. Isso porque a margarina é altamente processada e repleta de componentes químicos. Em geral, é associada a uma série de problemas de saúde.

“O ingrediente diacetil, encontrado na margarina, promove a agregação da proteína beta-amilóide, que é uma característica comum na demência e no Alzheimer. Esse ingrediente também pode aumentar os efeitos tóxicos dessa proteína no cérebro”, comenta Wiener.


Você sabia que o Programa de Benefícios ViverMais oferece a oportunidade de realizar consultas online com nutricionistas?

Os associado ao ViverMais têm acesso a um serviço de atendimento 24 horas para emergências, avaliação de sintomas e outros tipos de consultas, que podem ser realizadas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, o benefício conta com médicos prontos para fornecer uma segunda opinião, estabelecer um novo diagnóstico ou auxiliar em protocolos de tratamento para doenças graves.

Ao se tornar um membro, você terá acesso a esses e outros benefícios ao alcance de suas mãos. Veja como se associar clicando nos botões abaixo!

Leia também:

Mulheres vivem mais? Entenda a diferença na longevidade dos gêneros

Manter a longevidade: veja dicas práticas para envelhecer bem

Perda muscular começa aos 40 anos e pode afetar a expectativa de vida

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: