O carnaval já começou e a grande temporada de festa é um evento para todas as idades. Pular carnaval, porém, exige diversos cuidados, especialmente em relação às articulações. Afinal, muitos passam longas horas em pé, o que aumenta as chances de lesões nos membros inferiores, como as pernas.

Quando o assunto é o cuidado com pessoas idosas, é necessário atenção redobrada. A diversão deve estar acompanhada de cuidados para evitar problemas com as articulações.

Muitos acreditam que em festas como o carnaval, o risco de contusões é inexistente. Mas assim como em atividades do dia a dia, durante o carnaval estamos sujeitos a perigos como contusões e lesões. Com o grande tumulto, por exemplo, há uma alta probabilidade de acidentes. Portanto, a sugestão é se divertir de maneira segura, evitando aglomerações e procurando o seu espaço dentro do bloco.

Uma dica para pular carnaval sem preocupações é se exercitar. Estimular os músculos, pelo menos três vezes por semana, para garantir resistência durante os dias de folia. Além disso, exercícios cardiovasculares também ajudam nesse momento. Mas é importante destacar que toda atividade física, principalmente para pessoas idosas, deve ser acompanhada por profissionais.

Senhoras felizes e tirando foto em um bloco de carnaval de rua. Imagem para ilustrar a matéria sobre pular carnaval.Crédito: Luis War/Shutterstock

Pular carnaval também exige cuidados com a alimentação

Quando o assunto é alimentação, também é necessário muita atenção antes, durante e depois de pular carnaval. Isso porque um dia de alimentação desregrada pode atrapalhar o funcionamento do corpo, prejudicando a capacidade de aproveitar a folia.

A recomendação é incluir um café da manhã reforçado, considerando que os foliões podem passar muitas horas em pé e na mesma posição. É importante não adotar dietas rigorosas ou passar fome antes de ir para o carnaval. Uma alimentação nutritiva, com arroz, feijão e proteínas, juntamente com frutas ricas em água, é essencial.

Um tópico sempre muito importante e que sempre precisa ser reforçado é a hidratação. Não se deve esquecer de manter-se hidratado durante todo o período.


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Leia também:

Musculação na terceira idade ajuda a garantir saúde e retardar doenças

Alimentação depois dos 50 anos exige reforço de nutrientes

Hidratação: pesquisa mostra que ela pode frear o envelhecimento

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: