Celebrando os 70 anos da psicóloga Salete Boucault, o livro "Um projeto para envelhecer bem - Como viver com propósito esta etapa da vida" é um verdadeiro manual para quem deseja envelhecer de forma saudável, plena e com propósito. A obra reúne experiências pessoais, insights adquiridos em mais de 45 anos de carreira como psicóloga e reflexões sobre os desafios e oportunidades da terceira idade.

Voltado ao público cinquenta mais, o livro destaca como hábitos saudáveis, relacionamentos de qualidade e a ressignificação do envelhecimento podem transformar os anos da maturidade em um período de realizações.

A inspiração para escrever "Um projeto para envelhecer bem"

Salete Boucault revela que a ideia de escrever sempre esteve presente em sua vida. “Os livros sempre foram minha companhia, meus conselheiros, minhas fontes de informações. Ao longo da vida, fui escrevendo minhas reflexões sobre as mudanças de ciclos de vida, as despedidas, os lutos, minhas emoções e sentimentos sobre estes momentos. Alguns destes escritos agora fazem parte do livro.”

A decisão de publicar a obra veio como parte de um marco pessoal: “A gestação deste livro iniciou há muitos anos e, neste ano, para comemorar meus 70 anos, decidi que estava na hora de dar à luz. Fiz a tarde de autógrafos na véspera do meu aniversário. Foi muito emocionante", conta.

Salete Boucalt, autora de Um projeto para envelhecer bemFoto: Salete Boucault/Divulgação

Os "Novos Velhos": Um olhar atual sobre a terceira idade

No livro "Um projeto para envelhecer bem", Salete traz uma perspectiva inovadora sobre o envelhecimento, destacando o conceito dos “Novos Velhos”. Ela explica: “Os velhos de hoje não são como os de antigamente. Nós queremos mais. Não queremos vestir o chinelo e o pijama e esperar a morte chegar. Nos vestimos com roupas mais modernas, fazemos academia, temos vida social, viajamos, estamos antenados com as novas tecnologias", afirma.

A autora também aborda a importância da economia prateada: “Movimentamos bilhões de reais. Quem não mudar o pensamento sobre o que é a velhice nos tempos atuais estará perdendo oportunidades de negócios. O poder público também tem que se preparar para este aumento no número de idosos que hoje já é 15% da população", alerta.

Temas essenciais para envelhecer bem

Organizado em treze partes, o livro explora tópicos essenciais para um envelhecimento saudável e satisfatório, incluindo:

  • A importância de manter uma agenda e ter projetos pessoais;
  • Como a alimentação saudável influencia na longevidade e no bem-estar;
  • Estratégias para manter o cérebro ativo e evitar o isolamento;
  • A relevância de redes de apoio e relacionamentos significativos;
  • Reflexões sobre perdas, luto e finitude.

Com uma linguagem acolhedora e prática, Salete também discute temas como a preparação financeira, a adaptação do ambiente doméstico e a importância de pensar na morte como parte do ciclo da vida.

A autora propõe uma mudança no modo como a sociedade encara a terceira idade. “Quero iniciar uma campanha para mudar as placas de idosos, que mostram um velhinho arcado e de bengala. Quer símbolo mais preconceituoso que este? Os profissionais de saúde, por exemplo, precisam se aperfeiçoar para trabalhar com a prevenção e ajudar as pessoas a adquirir hábitos saudáveis, para uma vida mais satisfatória e longa".

Mais do que um livro,  "Um projeto para envelhecer bem" é um convite à reflexão sobre o envelhecimento nos tempos atuais. Se você deseja se preparar para uma velhice ativa, saudável e significativa, a obra pode ser uma aliada para transformar desafios em oportunidades!

Confira dicas de Salete Boucault para planejar uma velhice plena

  • Cuide da alimentação: Evite alimentos ultraprocessados e prefira uma dieta rica em frutas, legumes e vegetais.
  • Mantenha-se ativo: Atividades físicas regulares ajudam a preservar a autonomia e melhoram o humor.
  • Cultive bons relacionamentos: Esteja próximo de amigos e familiares para evitar o isolamento.
  • Prepare-se financeiramente: Planeje com antecedência para garantir tranquilidade nessa etapa.
  • Aprenda sempre: Estimule o cérebro com novas aprendizagens, leituras e jogos.
  • Reflita sobre a finitude: Encarar a morte com serenidade pode ajudar a valorizar o presente.

Que tal poder contar com profissionais especializados 24 horas ao seu alcance, como personal trainer e nutricionista? E ainda ter acesso a cursos de requalificação e descontos em medicamentos? O Programa ViverMais oferece esse e outros serviços. É só se associar!

Leia também:

Para envelhecer com saúde é preciso cuidar do corpo e da mente

Roberto Sato e o poder da caminhada: volta ao mundo em 10 mil passos por dia

Exercício físico pode ajudar a reduzir ansiedade no envelhecimento

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: