A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou, no dia 8 de julho, que o reajuste nos planos de saúde individuais será negativo. Ao todo, 8,1 milhões de clientes serão beneficiados com a redução que será de 8,19% no valor das mensalidades. Em 2020, os planos tiveram um aumento de 8,14%.

O reajuste nos planos de saúde será aplicado na data de aniversário dos contratos. Mas é importante reforçar que o desconto será apenas para planos de saúde individuais. Não serão beneficiados os planos de saúde coletivos, como os empresariais, e os por adesão, em que os consumidores contratam em grupo.

Entenda o motivo do reajuste dos planos de saúde

De acordo com a ANS, o que motivou o reajuste nos planos de saúde foi uma queda na utilização de serviços na saúde suplementar em 2020, causada pela pandemia do novo coronavírus. A redução foi de 82% para 74% no uso de serviços médicos, como cirurgias e exames.

O reajuste vale para todas as operadoras do país. Caso o percentual não seja aplicado na data de aniversário do plano, o cliente deverá fazer contato com a operadora para solicitar esclarecimentos. Se o problema não for resolvido dessa forma, o cliente deverá procurar a ANS pelo site da agência ou pelo Disque ANS: 0800 701 9656 (Central de Atendimento a Deficientes Auditivos: 0800 021 2105).

Reação ao reajuste dos planos de saúde

A Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) emitiu um comunicado em resposta à decisão da ANS afirmando que a publicação de um índice negativo traz grande preocupação para o setor, já que em 2020, 124 operadoras de planos de saúde tiveram prejuízo financeiro.

A entidade também afirma que o índice negativo se deve ao que chamou de uma excepcionalidade de 2020, e que, se consultas, exames preventivos e cirurgias foram postergados em 2020 por receio de contaminação, a realidade este ano é inversa.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Leia também:

Como escolher o melhor plano de saúde depois dos 59 anos de idade

Cancelar plano de saúde é possível mesmo para inadimplentes

Neta consegue incluir avós como dependentes no plano de saúde

Ferramenta permite calcular sua inflação pessoal; veja como usar

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: