Expectativas para a inflação e para o PIB, acompanhamento da força de trabalho e da produção industrial. Recentemente, foram publicados os últimos boletins macroeconômicos do Instituto de Longevidade com os números mais recentes sobre esses temas.

Como já contamos, o Instituto da Longevidade produz boletins macroeconômicos que são disponibilizados em nosso portal

Ao acompanhar esses boletins, você encontra informações atualizadas e importantes sobre a macroeconomia do País. E, aqui no Portal, vamos tratar desses boletins de forma leve e explicativa para que você comece a entender cada vez mais os números da nossa economia.

boletins macroeconômicos do Instituto de Longevidade consideram diversos dados

Foto: Ratana/ Shutterstock

IPCA, PIB, Câmbio e Selic: veja alguns números dos últimos boletins macroeconômicos do Instituto de Longevidade

IPCA

De acordo com acompanhamento do boletim Focus, em 31 de março de 2023, a mediana das expectativas para o IPCA de 2023 apresentou leve alta de 5,93% para 5,96%. Para 2024 ficou em 4,13%. O que isso significa? Primeiramente, é importante saber que o boletim Focus é um boletim divulgado pelo Banco Central. Ele resume as estatísticas considerando as expectativas de mercado até a sexta-feira anterior à sua divulgação. É divulgado toda segunda. No Instituto, trata-se de um dos boletins acompanhados. 

E com relação ao IPCA? O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é considerado o termômetro oficial da inflação no Brasil. É muito importante ficar de olho nele. Dessa vez, portanto, o mercado acredita que a inflação deve subir um pouco mais do que acreditava que subiria na última divulgação do relatório. Ou seja, de 5,93% para 5,96% nesse ano. 

PIB é um dos números presentes nos boletins macroeconômicos do Instituto de Longevidade

O mesmo boletim traz informações sobre PIB, câmbio e Selic. O PIB é o Produto Interno Bruto do País, ou seja, mostra tudo que é produzido nele, por isso um PIB que cresce significa que o País está crescendo. E vice-versa.

Com relação ao PIB, a mediana das expectativas do mercado manteve-se estável, em 0,90%, para este ano de 2023. E, para 2024, a expectativa é de crescimento de 1,48%. Ou seja, para o ano que vem o mercado está um pouco mais otimista em termos de crescimento econômico. 

Selic e Câmbio

Outra das expectativas mencionada nos últimos boletins macroeconômicos do Instituto é sobre a Selic. Para esse ano, a expectativa do mercado é que fique em 12,75%. Para 2024, em 10%. 

Já explicamos que a Selic é uma taxa muito importante, pois trata-se da taxa de juros básica do País. Ela vai influenciar desde financiamentos e empréstimos até os investimentos. Atualmente, está em 13,75%, mas de acordo com a expectativa atual do mercado, tende a fechar o ano um pouco menor, em 12,75%. Para entender melhor o cenário, leia essa materia

Finalmente, para a taxa de câmbio, a mediana das expectativas se manteve estável em R$ 5,25. Para 2024, em R$ 5,30. Para conferir os números em detalhes, inclusive gráficos comparativos, basta acessar os nossos boletins. 


Quer baixar os boletins completos produzidos pelo Instituto? Basta clicar no link e conhecer mais sobre a iniciativa!

https://institutodelongevidade.org/nossas-iniciativas/boletins-macroeconomicos


Leia também:

Conheça os indicadores 50+ que o Instituto de Longevidade acompanha e analisa

Inflação oficial pode ter percepção diferente no dia a dia 

Confira números do IPCA-15 no boletim do Instituto de Longevidade





Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: