O novo teto de juros do consignado do INSS já está disponível. O limite para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi atualizado para 1,68% ao mês. As operações realizadas através de cartão de crédito e cartão consignado de benefício têm uma taxa de 2,49% ao mês.

Esta é a sétima vez que a taxa máxima é reduzida desde o início do governo Lula. Essa tendência segue a redução da Selic, a taxa básica de juros da economia, que atualmente é de 10,75% ao ano.

A decisão de redução foi tomada na última reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), realizada em 24 de abril.

De acordo com o Ministério da Previdência Social (MPS), a queda nos juros do consignado já se reflete na taxa média cobrada pelos bancos no empréstimo para beneficiários do INSS. O valor caiu para 22,4% ao ano em março (1,70% ao mês), o nível mais baixo desde novembro de 2021, quando a taxa média de juros era de 21,3% ao ano.

Mudanças no teto de juros do consignado do INSS

A novo teto de juros do consignado do INSS foi aprovado por 10 votos a 1. Contudo, os representantes do bancos votaram contra. Houve ainda duas abstenções, de representantes da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) e da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Segundo as regras atuais, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são destinados ao empréstimo pessoal, 5% ao cartão de crédito e 5% ao cartão de benefício.

O empréstimo pode ser quitado em até sete anos. Além disso, os juros são limitados, o que significa que a instituição financeira pode cobrar menos, mas não mais do que o limite de juros.

Com a redução do teto de juros do consignado do INSS, essa é uma oportunidade de solicitar o empréstimo pagando menos. 

É possível pesquisar diretamente na plataforma do INSS para encontrar a menor taxa cobrada entre os bancos. Entenda como fazer:

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS, disponível para Android ou iOS;

  • Na página inicial, onde há uma lupa, digite “Taxas de Empréstimo Consignado”;

  • Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados por cada um deles;

  • Para ver mais bancos, role a página até o final e clique em “Ver mais”;

  • Também é possível pesquisar pela instituição que o segurado deseja no topo da página, em “Pesquise por instituição”.


Uma pessoa mexendo no aplicativo Meu INSS. Imagem para ilustrar a matéria sobre teto de juros do consignado do INSS. Crédito: Rafastockbr/Shutterstock

Entenda o crédito consignado do INSS

O empréstimo consignado é uma forma de crédito. Nele, os pagamentos são deduzidos diretamente da aposentadoria ou pensão do beneficiário. As taxas de juros são reguladas pela Previdência. Portanto, os bancos estão autorizados a cobrar taxas dentro do limite estabelecido, podendo apenas praticar taxas menores do que o valor definido.


Planejamento é fundamental para garantir a Longevidade Financeira. Por isso, preparamos um material exclusivo para te ajudar e ter mais controle quando o assunto é tomar crédito. Baixe gratuitamente a Cartilha de Crédito Consciente e veja como ter sucesso financeiro!

Leia também:

Cartilha de Crédito Consciente: conheça o guia de boas práticas financeiras para os 60+

Cancelamento forçado de plano de saúde: idosa de 102 é surpreendida com interrupção de plano

Dicas para organizar as finanças depois do 60 anos: veja 10 estratégias

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: