O Atendimento INSS é o serviço vinculado ao Programa de Benefícios ViverMais, do Instituto de Longevidade. Oferecido aos associados, o foco é esclarecer dúvidas sobre os benefícios e os serviços do INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social é o órgão responsável pela gestão previdenciária pública no Brasil e é um dos maiores seguros coletivos do mundo.

Segundo dados de 2017, o Regime Geral de Previdência Social, operado pela instituição, cobre mais  de 50 milhões de segurados e tem 33 milhões de beneficiários.

Entender como os serviços do INSS funcionam é uma forma de pensar na Longevidade Financeira dos brasileiros. E, como o Instituto de Longevidade tem como missão ajudar os indivíduos a planejar a sua vida financeira de forma sustentável, esclarecer dúvidas sobre previdência é uma maneira de orientar a população para que vivam mais e melhor ao longo dos anos.

O Atendimento INSS nasce da soma entre a vocação do Instituto de Longevidade de educar para a Longevidade Financeira e um convênio com o INSS, chamado INSS Digital. Além disso, como o serviço faz parte do Programa ViverMais, os associados contam com outros diversos benefícios para garantir a qualidade de vida dos beneficiários.

Associados podem solicitar serviços do INSS ao Instituto de LongevidadeLegenda: Solicite seu benefício previdenciário por meio do Instituto de Longevidade. Crédito: Leonidas Santana/shutterstock

Serviços do INSS oferecidos pelo Instituto de Longevidade

Por meio do Atendimento INSS, o Instituto de Longevidade oferece três serviços exclusivos. Confira abaixo:

1. Esclarecimento de dúvidas sobre aposentadoria, pensão e outros benefícios do INSS

Questões que envolvem o tempo que falta para um contribuinte se aposentar, os documentos necessários para realizar o procedimento ou mesmo o processo de entrada para a aposentadoria são bastante comuns.

Com o Atendimento INSS, qualquer pessoa pode enviar as suas dúvidas, que serão respondidas por uma equipe especializada. 

2. Orientação de uso do Meu INSS

O Meu INSS é um canal digital do Instituto Nacional do Seguro Social. Seu intuito é facilitar o acesso aos serviços do INSS.

Além do site oficial da instituição, existe o aplicativo Meu INSS, sendo um recurso prático para realizar consultas, tirar dúvidas e fazer requerimentos.

Com o serviço oferecido pelo Instituto de Longevidade, associados que não possuem familiaridade com tecnologia serão orientados para usar os meios digitais do INSS. Facilitando, dessa forma, o acesso aos recursos dos canais do INSS.

3. Entrada em pedidos junto ao INSS

Por meio do Convênio INSS Digital, o Instituto de Longevidade tem permissão de dar entrada em pedidos de aposentadoria e outros benefícios de seus associados.

Esse é um atendimento oferecido exclusivamente para quem reside no estado de São Paulo. E, dessa forma, os associados paulistanos podem exercer o direito à aposentadoria, pensão e alguns outros benefícios do INSS com o auxílio do Instituto de Longevidade.

Benefícios do INSS que você pode requerer junto ao Instituto de Longevidade

Veja abaixo a lista de serviços do INSS que podem ser solicitados por meio do Instituto de Longevidade:

  1. Aposentadoria por idade para o trabalho Rural ou trabalho Urbano;
  2. Aposentadoria por tempo de contribuição;
  3. Benefício Assistencial do Idoso (BPC/LOAS);
  4. Certidão de Tempo de Contribuição;
  5. Pecúlio;
  6. Pensão por Morte Previdenciária Rural ou Urbana; 
  7. Revisão e solicitação de cópia de processos;
  8. Recurso à Junta de Recursos (1ª e 2ª instâncias).

Como utilizar os serviços do INSS oferecidos pelo Instituto de Longevidade

O serviço de esclarecimento de dúvidas sobre aposentadoria e demais benefícios é oferecido a qualquer pessoa. Basta acessar o portal do Instituto de Longevidade e enviar os questionamentos por meio da área de contato. As perguntas serão respondida, brevemente, pela equipe responsável, dentro do horário comercial de atendimento. 

Já os serviços de orientação para o Meu INSS e entrada de pedidos junto ao INSS, são oferecidos apenas para associados do Instituto de Longevidade. Então, para ter acesso, é necessário realizar o cadastro no portal. Com o cadastro de associado efetuado, as solicitações podem ser enviadas por mensagem, chat on-line ou telefonema, dentro do horário comercial de atendimento. 

Para a primeira solicitação enviada pelo associado, o prazo para o atendimento é de até 72 horas. As demais solicitações são respondidas o mais breve possível.


Se você tem dúvidas sobre os serviços do INSS, conheça o programa de Assistência do Instituto de Longevidade. Torne-se um associado e tenha serviços exclusivos para conquistar uma aposentadoria plena.

Leia também:

Aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição: confira os principais pontos

Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade: entenda como funciona

Previdência Social: conheça a história por trás da sua aposentadoria

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: