Uma nova série documental está prestes a chegar à Netflix. Ela promete revelar os segredos para viver uma vida longa e feliz. "Como Viver até os 100: Os Segredos das Zonas Azuis" é uma minissérie que aborda os hábitos das comunidades mais longevas do mundo.

A série será lançada em 30 de agosto e o escritor e pesquisador Dan Buettner será o guia dessa jornada. Buettner conduzirá os espectadores por regiões conhecidas como "Zonas Azuis". Essas áreas geográficas têm sido associadas a uma taxa de longevidade alta e um estilo de vida que promove a saúde e o bem-estar.

"Como Viver até os 100" é inspirado no best-seller de Dan Buettner "The Blue Zone: 9 Lessons of Living Longer from the People Who've Lived the Longest". Na tradução livre, As Zonas Azuis: 9 lições para viver mais das pessoas que mais viveram.  

“A série é o culminar de 20 anos de identificação e estudo das pessoas mais longevas do mundo. Não consigo imaginar uma fonte melhor de experiência para aprender como viver uma vida mais longa do que de pessoas que realmente conseguiram. E o segredo central que eles têm a nos oferecer não é nada do que você pensa”, disse Buettner à Netflix.
Capa da divulgação da série Crédito: Divulgação Netflix

Como Viver até os 100: o que são as Zonas Azuis

As Zonas Azuis são regiões geográficas do mundo onde as pessoas têm uma alta taxa de longevidade. O termo foi criado por Buettner, que conduziu estudos e pesquisas sobre essas áreas. O objetivo foi entender os fatores que contribuem para a longevidade e o bem-estar dessas populações.

Os locais que deram origem às Zonas Azuis são:

  • Ilha de Okinawa, no Japão;
  • Ilha de Ikaria, na Grécia;
  • Península de Nicoya, na Costa Rica;
  • Região de Loma Linda, na Califórnia, EUA;
  • Ilha de Sardenha, na Itália.

Ao longo dos episódios, os telespectadores serão transportados para esses cinco destinos distintos. Cada um com as próprias tradições, os hábitos e os culturais que contribuem para a longevidade notável de seus moradores.

Desde hábitos alimentares saudáveis até conexões sociais fortes e atividades físicas regulares, "Como Viver até os 100" examinará os elementos-chave que parecem ser fundamentais para uma vida longa e plena. A série também abordará os fatores ambientais e culturais que desempenham um papel na promoção do bem-estar geral, proporcionando uma visão abrangente das diferentes abordagens adotadas por cada comunidade.


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Leia também:

Hábitos saudáveis para viver mais: estudo aponta 8 dicas para ter mais 24 anos de vida

Manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos é possível?

Alimentação depois dos 50 anos exige reforço de nutrientes

Zonas Azuis: conheça os segredos das regiões mais longevas do mundo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: