O que te vem à cabeça quando ouve falar em aposentadoria mais plena? Se você acha que o fato de estar aposentado significa estar parado, é o momento de mudar essa visão. Por isso, separamos dicas de especialistas para mostrar que uma vida ativa deve ser praticada por todos. Seja por aquele que já estão aposentados ou os que estão a caminho para se aposentar. Afinal, em algum momento, essa fase da vida acontecerá com todos nós. 

O objetivo é alcançar um envelhecimento saudável, mantendo a plenitude e o equilíbrio financeiro. Para isso, o que você faz no presente sempre contribuirá muito para um futuro melhor em todas as áreas. Confira! 

Uma mulher aprendendo a pintar, na busca de alcançar uma aposentadoria mais plena.

Crédito: Krakenimages.com/shutterstock

Aprender coisas novas é fundamental para uma aposentadoria mais plena, diz psicólogo

“A aposentadoria geralmente desperta questões de grande importância. Tanto boas quanto ruins. Mas isso depende muito do modo de vida que a pessoa levou. É comum muitas pessoas, perto do período, se deprimirem pelo fato do sentimento de perda de potência e espaço”, diz o psicólogo Fábio Pedroso. 

Ele acredita, porém, que é possível e necessário ressignificar a vida nesta fase. Olhar para a história e os relacionamentos vividos, por exemplo. “Isso porque com o ninho vazio e a velhice se aproximando, surge a necessidade de um olhar para a vida. Uma maneira de avaliar como se viveu a própria vida. Entendo que o aposentar-se é o fim de um ciclo, mas também o começo de outro. Por isso, manter-se ativo, com exercícios físicos, leitura, cercar-se das pessoas que ama são condições que possibilitam uma melhor qualidade de vida”, explica. 

Manter relações contribui para uma vida saudável

O psicólogo diz que manter as relações com as pessoas é fundamental. Assim é possível levar uma vida saudável em qualquer fase. Principalmente quando as pessoas buscam uma aposentadoria mais plena e os medos e as angústias podem surgir. “Acompanhado disso, o ideal é estabelecer rotinas, atividades e hobbies. São atividades que precisam estar presentes na vida daquele que se aposentar, justamente por se tratar de um novo ciclo cheio de reajustes e aprendizado.” Ele entende que o fato de a renda normalmente cair é algo que pode pesar no equilíbrio emocional, mas não necessariamente isso precisa acontecer. 

“Tudo vai depender da relação que a pessoa teve com o dinheiro. Isso desde o decorrer da vida até o modo como se planejou. Um modo de se prevenir é não colocar todas as expectativas na aposentadoria pelo INSS. E esse, infelizmente, é um costume no Brasil. Com a educação financeira crescendo, essa prática vem mudando, mas ainda há muito trabalho a fazer.” 

Fábio Pedroso reforça que o aposentar-se é apenas o fim de um ciclo para o início de outro. “É grande o número de pessoas que melhoram a vida ao se aposentar. Que se re descobrem, mudam os hábitos, relacionamentos e recuperam a saúde.  Com isso, manter-se em movimento faz toda diferença para uma melhor qualidade de vida física e mental. E para isso, é preciso aprender e conhecer coisas novas.”

Planejamento financeiro é essencial quando o assunto é uma aposentadoria mais plena

Conquistar Longevidade Financeira é essencial para se ter uma aposentadoria mais plena. Afinal de contas, sabe-se que, conforme os anos passam, muitos gastos aumentam, ao passo que a receita normalmente diminui. Por essa razão, finanças são um tema para ser tratado o quanto antes.

“Um dos principais facilitadores quando estamos pensando em acumular um montante para a aposentadoria é o tempo. E o tempo é agora! Quanto antes começar, menos esforço você terá que fazer porque os juros compostos estarão a seu favor para facilitar o acúmulo de capital”, explica o educador financeiro Thiago Martello, da Martello EF.

Nesse caso, ele aconselha que o ideal é entender o objetivo da pessoa. Dessa forma, saber para onde está indo e qual o tamanho da aposentadoria que deseja. “É preciso saber se terá uma aposentadoria do INSS e também uma previdência complementar, por exemplo. Se vou me me aposentar com R$ 3 mil pelo INSS, mas preciso de R$ 7 mil para viver, tenho que correr atrás da diferença a partir de agora”, explica.

Sempre é tempo de aprender e melhorar

Para o especialista, é importante considerar que é muito comum as pessoas darem um passo atrás no padrão de vida. Aceita isso pode proporcionar uma aposentadoria mais plena. Mas, nesse caso, é ainda mais importante começar a organizar as finanças o quanto antes. 

“Para fazer escolhas inteligentes, entra a necessidade de saber melhor quem sou, quanto gasto e para onde vai meu dinheiro.  Muita gente sustenta um padrão de vida alto com salário, bônus, benefícios e adquire uma boa estrutura de vida. Mas quando se aposenta perde o cargo e, se não tem sabedoria para entender a situação, vai tentar ficar segurando um padrão de vida irreal e começa a ter que dilapidar patrimônio.”

Thiago conta que a frase que mais escuta na vida como educador financeiro é: “Puxa, por que eu não soube disso antes?”. Ele coleciona histórias de pessoas que a todo instante queriam ter feito diferente se soubessem lidar melhor com dinheiro. “Estamos na era da informação e conhecimento sobre dinheiro nunca foi tão importante. Estamos em tempos difíceis, com escassez de muitas coisas. Há cada vez mais necessidade de saber lidar melhor com dinheiro para que o futuro seja mais tranquilo. O bom é que sempre é tempo de aprender e melhorar”. 

Uma mulher fazendo exercícios físicos para conseguir mais condicionamento físico, independentemente da idade. Imagem para ilustrar a matéria sobre aposentadoria mais plena.

Crédito: Tativo photos/shutterstock

Motivação sempre fará diferença, explica gerontólogo

Quando se trata de se ter uma vida saudável e uma aposentadoria mais plena, outra questão apontada como crucial pelos gerontólogos é a motivação. O médico especialista em geriatria e gerontologia pela SBGG, Rubens de Fraga, Júnior, tratou do tema em artigo. 

Ele explicou que metas são essenciais para um envelhecimento saudável. São elas que fornecem direção e significado, que motivam a adquirir novas habilidades ou manter o funcionamento. “Não é apenas o estabelecimento e a busca de metas que são importantes. Para um envelhecimento saudável, é fundamental desligar-se de objetivos que não são realistas. É preciso focar em nosso propósito de vida, conforme definido por nossa cultura, estruturas sociais e organizações, relacionamentos e a tecnologia que está disponível”, escreveu. 

“Muitos idosos dizem que se sentem melhor quando permanecem orientados a objetivos do aqui e agora e sentem orgulho quando alcançam seus objetivos. A motivação pode ser uma ferramenta para combater o estresse inevitável da vida diária, além de estimular a criatividade e melhorar a cognição. Subsequentemente, isso leva ao sucesso em todas as áreas da vida, incluindo relacionamentos e desempenho profissional. O que  ajuda a cultivar um senso de identidade mais forte, o que geralmente leva a uma melhor saúde física e bem-estar geral.”

Liste as coisas pelas quais é grato

O médico também afirma que indivíduos motivados tendem a comer refeições mais saudáveis e balanceadas e se exercitar com mais frequência. “A motivação permite que nos sintamos humanos e conectados uns com os outros. Muitas pessoas questionam o propósito da vida e se sentem perdidas e desamparadas sem a motivação, ela nos permite espalhar compaixão e positividade e, ao mesmo tempo, atrair mais pessoas positivas e generosas.”

Mas como conquistar motivação? Se você ainda está a caminho de uma aposentadoria mais plena, pode começar construindo bons hábitos. “Hábitos bons e saudáveis estabelecidos no início da vida proporcionarão recompensas mais tarde. Por exemplo, uma pessoa que começa a se exercitar muito cedo tem mais probabilidade de continuar se exercitando ao longo da vida, e uma pessoa que desenvolve o hábito de ler todos os dias ajudará seu cérebro a manter um bom funcionamento cognitivo com o passar dos anos.”, explica o especialista.

E se já estiver aposentado e sentir que falta motivação em sua vida, a sugestão é começar com o básico, como fazer uma caminhada cuidadosa ou se envolver em alguma forma de atividade física para liberar endorfinas e melhorar o humor.

“Tente escrever frases de gratidão, descrevendo todas as coisas que você ama em si mesmo e as coisas que conquistou. É normal sentir-se solitário ou triste às vezes, e é quando listar coisas pelas quais você é grato (física, emocional e espiritualmente) pode ser extremamente terapêutico, trazendo para sua consciência as conquistas diárias.”, diz ele no artigo.


Realizar os sonhos também requer planejamento. Baixe a planilha abaixo e veja como construir o melhor caminho para conquistar os seus desejos.

Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro


Leia também:

4 passos simples para continuar ativo depois de se aposentar

Websérie Longevidade explica qual é o segredo para viver mais e melhor

INSS: tudo que você precisa saber já para a sua aposentadoria

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: